10 dicas valiosas para as crianças fugirem da recuperação e passar de ano direto

O início do segundo semestre é o momento ideal para estabelecer uma rotina de estudos e reverter o panorama dos “enforcados” em nota.

passar de ano direto

O segundo semestre acaba de iniciar nas escolas públicas e particulares do País e muitos estudantes já estão “enforcados”. Ou seja, as notas deixaram a desejar e possivelmente eles estarão de recuperação no final do ano. Porém, nem todo mundo sabe que agora é o período ideal para conseguir estabelecer uma rotina de estudos e reverter este panorama.

A diretora pedagógica da escola Pedro Apóstolo, Ana Cláudia Simões, conta que certamente ainda há tempo para ter sucesso nos resultados avaliativos e em sua efetiva aprendizagem sem passar pela recuperação final.

“A partir do momento em que há rotina e é aplicado o método mais efetivo para esse aluno aprender, os resultados aparecem nas notas”, avalia Ana Cláudia.

Rotina de estudo_Pedro Apostolo (2)

Veja abaixo dez dicas da pedagoga para estabelecer uma rotina de estudos e melhorar as notas para passar de ano direto:

1 – Estudar apenas na véspera da prova não é o correto. Para aprender o conteúdo, o ideal é estudá-lo no dia em que foi visto. A sugestão é que as crianças façam as anotações no próprio livro/apostila ou ter um caderno específico para estudo. Se optar por este, colocar sempre a data, listar todas as aulas depois registrar seu estudo relativo em cada uma delas.

2 – Estudar relendo o texto e pensando sobre o seu significado, refazendo exercícios, realizando anotações ou resumos daquilo que ela compreendeu. Encontrar a sua melhor forma de aprender: lendo, produzindo esquemas, fazendo resumos no computador, produzindo desenhos, dentre outros.

3 – Aprender a interpretar texto. Compreender as informações de um texto não depende apenas da capacidade de decifrar as palavras. Pois, embora cada palavra tenha seu significado, o conjunto de palavras que formam uma frase representam um pensamento, e aprender pela leitura é compreender as ideias expressas nas frases. É importante que a criança unca deixe parte do texto sem compreensão!

4 – Para que se tenha um estudo de qualidade deve-se levar em conta que cada um tem um ritmo diferente do outro, descubra um período do dia entre manhã, tarde ou noite em que seu filho consiga estudar melhor. Criar uma rotina de estudos é essencial para não acumular tarefas e para assimilar os conteúdos de forma mais tranquila.

5 – Assegure que seu filho durma bem à noite. Feito isso, certamente terá energia ao longo do dia para se concentrar nas aulas e realizar as tarefas. Lembrando que o uso de celulares e tablets em excesso à noite pode atrapalhar a indução do sono.

6 – Dê jornais, revistas, artigos variados para que seu filho leia e assista a documentários sobre as matérias vistas em aula. Isso auxiliará na interpretação dos temas, entendimento e aumento do vocabulário.

7- Ilustrações e mapas que aparecem nos textos também merecem atenção. Quando o texto apresentar uma ilustração ou um mapa, mostre para ele todos os seus detalhes, leia as legendas e procure relacioná-los.

8 – Incentive-o a participar ativamente durante as aulas, tirar as dúvidas, anotar o que o professor ressaltar ser importante.

9 – A prática constante de exercícios utilizando a memória, o raciocínio, fórmulas, símbolos, resoluções algébricas, entre outros, facilitará a compreensão da disciplina de matemática. Para resolver um exercício com mais clareza, simplifique, peça para ele reescrever os dados e destacar o que o exercício está pedindo.

10 – Incentive a autoconfiança. Valorize as capacidades dele, não as suas limitações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s