11 atividades tranquilas para fazer com as crianças

Dica de 11 brincadeiras tranquilas que irão divertir a família inteira.

O brincar tem importância fundamento no desenvolvimento das crianças. Tanto no âmbito social, como emocional e cognitivo.

familia brincando

Nós, os pais, podemos e devemos participar da brincadeira.

Dessa maneira estreitamos laços afetivos com nossos pequenos e ainda aumentamos o interesse deles na brincadeira, os motivando. E mais, nós podemos ainda ajudá-los, podemos estimular a imaginação, questionar para as descobertas e soluções da brincadeira.

Com um pouco de imaginação, dá para fazer atividades muito legais e ao mesmo tempo, tranquilas. Sem corre-corre, sem suor, sem gritaria. f

1.       Construir um trem de papelão – pinte e decore cada caixa e deixe seu filho decorar. Depois ele pode colar as caixas umas nas outras e brincar de estação de trem.

2.       Fazer binóculos com rolo de papel higiênico e explorar o quarto – Pegue dois rolos de papel higiênico, cole um no outro. Depois, pegue um barbante e uma fita e cole uma ponta em um rolo e a outra ponta no outro rolo, deixando espaço suficiente para passar em volta do pescoço. Seu filho poderá decorar o binóculo depois usá-los oara explorar a selva em seu quarto.

3.     Construa barracas com lençol/cobertor no quarto – Uma atividade muito legal, deixar que ele use lençóis e cobertores para construir algumas barracas. Isso proporciona horas de diversão para ele e de paz para você.

4.       Pintar com água – Crianças pequenas adoram, porém criança de qualquer idade pode achar isso divertido. E você também vai amar, porque tudo que precisa é de água, papel e pincel. Eles não vão fazer nenhuma sujeira para você limpar, não vão pintar sua mesa, não vão pintar roupas.  Deixe que seu filho pinte usando a água como tinta, isso vai despertar a imaginação dele.

5.       Brincar com argila e palitos de dente – Crianças adoram argila e a imaginação delas permite fazer milhares de coisas diferentes, usando palitos de dente para modelar.

6.       Pintura em pedra – Saia com as crianças para catar algumas pedras, de vários formatos e tamanhos. Depois decore as pedras pintando alguns desenhos, carinhas, etc.

7.       Imprima algumas páginas para colorir – procure no google imagens para colorir de coisas que seu filho gosta, e depois imprima. Pode ser um personagem, uma figura, heróis, princesas. Certifique-se de que seja interessante. Eles vão adorar colorir esses desenhos.

8.       Livros em áudio – Elas podem escutar uma história enquanto brincam de colorir ou mesmo enquanto relaxam. Você pode achar várias historinhas legais no youtube.

9.       Dominó – diferente do que pensa, não vou indicar que você jogue dominó com seu filho. Não da forma usual. A idéia e colocar os dominós em pé, um atrás do outro, para depois assistir o show que é ao derrubá-los. E vocês podem criar várias formas, isso pode gerar horas de diversão.

10.       Construa casas de livros ou casas de cartas – Coloque livros (ou cartas) em pé um em cima do outro e deixem as crianças usarem a imaginação para construirem casas do mais variados formatos e tipos.

11.       Corte imagens de revistas para criar cenas – dê revistas às crianças e deixe que elas cortem diferente imagens e use as gravuras para criar sua própria histórinha numa folha de papel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s