Dicas de lanches saudáveis para o volta às aulas

Nutricionistas dão dicas de como montar uma lancheira saudável para seu filho agora que as aulas estão voltando.

lanche volta as aulas

Assim como o João, hoje a maioria das crianças estão voltando às aulas [pausa para a dancinha de comemoração das mães].

Além da dificuldade na hora da compra de materiais, livros e uniformes, nós ainda precisamos quebrar a cabeça para montar uma lancheira que seja gostosa, saudável e que não cause desconforto ou que possa se tornar um risco para os pequenos. E, com a correria do dia-a-dia, montar uma lancheira saudável pode ser uma tarefa difícil. Salgadinhos, bolos industrializados e sucos de caixinha, entre outras guloseimas, podem ser a resposta fácil, mas não a escolha mais correta.

 As melhores lancheiras sempre serão as repletas de frutas e verduras, mas para as crianças realizarem suas tarefas e terem energias suficiente para as brincadeiras, é necessário também uma merenda que contenha alimentos fonte de carboidratos, como por exemplo os biscoitos. Mas nem todos os biscoitos são saudáveis para essa refeição. Os recheados, por exemplo, podem se tornar um veneno no corpo dos pequenos.

A Nutricionista Alessandra Consentino, explica que “Os biscoitos recheados possuem muita gordura trans, usada para prolongar a validade dos produtos, e um alto teor de sódio e açúcares. Os principais riscos para a saúde das crianças é a obesidade, enfraquecimento dos ossos e outras doenças”.

“Temos que nos conscientizar que a obesidade não se trata de um fator estético, e sim da saúde das crianças, podendo acarretar doenças como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, vasculares, respiratórios e ortopédicas ainda na infância e adolescência” explica a pediatra puericulturista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dra. Thalita Feitosa.

A Doutora conta que “frutas e verduras frescas são insubstituíveis na alimentação das crianças, mas um truque que pode ajudar os pequenos a tomarem gosto pelo hábito de alimentos saudáveis, é incluir em suas lancheiras biscoitinhos saudáveis”.

A Uni Alimentos, empresa onde a nutricionista é responsável pelo controle de qualidade, é especializada na comercialização de snacks saudáveis. Só no ano passado, eles lançaram duas linhas completas de alimentos com qualidade nutricional diferenciada e considerados na porção certa para a especialista, sendo uma delas de biscoitos: aerolitos de coco, aerolitos de canela, balões de queijo e o parmegiano a linhaça dourada, e os Chips Brasil à base de mandioca e batata-doce.

01-300x300

“Os snacks Uni Alimentos agregam sabor e saúde, são produtos sem conservantes, sem glúten, alguns sem açúcar, baixo teor de sal, sem gordura trans e totalmente veganos. Por isso, além de essenciais, todos possuem benefícios para o melhor desenvolvimento das crianças”, conclui Alessandra.

Já a nutricionista Michele Cristina Ferreira, do Ponto Omega – Centro de Cuidados Infantis Bilíngue de São Paulo, preocupada com esta questão alimentar, dá dicas de 5 lanches balanceados, variados e preparados na própria escola, com alimentos orgânicos, sem excesso de açúcares e sal.

 Ela salienta que no Ponto Omega, os lanches são totalmente saudáveis, os sucos são todos naturais, preparados no momento de consumo e sem adição de açúcar, para que as crianças experimentem e identifiquem sabores variados. É importante ressaltar que os sucos naturais devem ser consumidos em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, “para que não percam suas propriedades nutritivas”, avisa.

Receitas de lanches saudáveis

Bolo de Banana ( sem farinha sem leite e sem açúcar para bebês de 8 meses em diante)

bolo-de-banana-e-aveia-sem-farinha

Ingredientes:

  • 2 bananas nanicas ( devem estar bem maduras, quase estragando);
  • 1/2 xícara (220ml) de uvas passas pretas;
  • 2 ovos pequenos;
  • 1/4 xícara (220ml) de óleo;
  • 1 xícara de aveia (220ml) (tanto faz flocos finos ou grossos);
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e deixe o fermento por último.
Unte a forma e leve para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos.

. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Bolo de Banana – (versão sem ovos para bebês para pequenos de 6 meses em diante)

Ingredientes:

  • 2 bananas nanicas (maduras) amassadas;
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos;
  • 1/4 xícara (chá) de óleo;
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Misture tudo em uma vasilha usando o fue ou uma colher, e coloque em uma forma (tipo bolo inglês, pão de forma) untada com óleo de milho.

Leva ao forno 200º por 35 a 40 minutos, até dourar.

Ele não cresce muito, então não se assuste achando que deu errado. Fica com aparecia de barra de cereal, mas úmido por dentro, uma delicia.

Bolo de Abobrinha ( indicado para crianças de 2- 6 anos)

bolo de abobrinha

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de abobrinha italiana picada
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • ½ xícara (chá) de uva passas
  • 2 colheres (sopa) de fermento
  • ½ xícara de (chá) de açúcar para polvilhar

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador a abobrinha, os ovos, o açúcar e o óleo. Em uma tigela, coloque a farinha e a uva passa  Despeje a massa, mexa bem e acrescente o fermento. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido ate dourar. Desenforme e polvilhe com açúcar.

Pão de queijo de mandioquinha (1 a 6  anos)

pao de queijo de mandioquinha

Ingredientes:

  • ½ xíc de chá de água
  • 1/3 xíc de chá de óleo
  • 1 xíc de chá de polvilho doce
  • 1 xíc de chá de polvilho azedo
  • 1 col de chá de sal
  • 2 xíc de chá de mandioquinha cozida (ou 500g)
  • Orégano ou manjericão a gosto

Modo de preparo:

Coloque a água e o óleo para aquecer juntos. Junte os demais ingredientes (menos a mandioquinha) numa vasilha de vidro ou numa panela. Jogue a água e o óleo aquecidos e mexa bem, até formar uma farofa, continue mexendo até amornar. Coloque a mandioquinha e amasse até ficar uma massa lisa. Faça bolinhas do tamanho que desejar e coloque em assadeira untada com óleo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Quando os pãezinhos começarem a rachar e ficarem opacos já estão prontos.

 Rendimento: 26 pãezinhos pequenos.

Então, essas são algumas dicas de lanches para as crianças levarem para escola. Espero que tenham gostado e não deixem de curtir o post, comentar e compartilhar nas redes sociais 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s