Começando 2018 organizando a vida e a casa

Organização parece coisa e gente neurótica, mas não é. Nesse post dou dicas práticas de organização que vão te deixar em paz com a sua casa e sua vida.

Meu primeiro post no ano não poderia ser diferente. Óbvio que tenho que falar para vocês sobre meus novos projetos para 2018.

2018-mae-nao-dorme

Como todo mundo, fiz muitos planos, claro! Pois, como diz uma amiga, um novo ano é uma oportunidade recomeço.

Mas o plano mais importante e o que estou mais focada é o de organização.

Me peguei um dia chorando porque minha casa estava completamente bagunçada e as coisas só acumulavam. Eu não estava conseguindo dar conta de tudo na minha vida, meus trabalhos todos estavam atrasados. E por mais que eu só trabalhasse na vida, não estava sendo produtiva.

Estava me sentindo uma completa fracassada. Juro!

Todos os cômodos inabitáveis, mas o quarto do João era o que mais me deixava triste porque nem conseguíamos andar.

Mas como dar conta da casa, se eu trabalho 25h do meu dia. Quando não estou trabalhando na rua, estou trabalhando de casa.

Logo eu, que saí de um escritório e criei minha própria empresa para ter mais qualidade de vida e mais tempo com o João. Minha vida um caos e meu tempo com meu filho, escasso.

Decidi mudar isso.

personal-organizer-mae-nao-dorme

A primeira atitude que tomei foi a de entrar em contato com a Personal Organizer Aninha (no instagram @aninhaorganizer).

Foi a melhor coisa que eu fiz na vida. A Aninha me ouviu, me acalmou e foi na minha casa e fez um trabalho SURREAL no quarto do João, que eu ainda vou falar aqui. Estou esperando somente a visita que ela faz, após 30 dias.

Mas depois dela, eu comecei a admirar o trabalho de uma personal organizer, que até então não conhecia bem.

Comecei a me interessar pelo assunto e ler livros a respeito. Então decidi dar algumas dicas aqui de agora em diante. Ou vocês preferem em vídeo?

Nada profissional, apenas compartilhando dicas do que fui aprendendo e lendo por aí. Pequenos hábitos que, juntos, mudam a sua vida.

mudanca-de-vida-mae-nao-dorme

  • A primeira dica, por exemplo, e a mais importante no quesito organização, é de que tem que ter lugar para TUDO. Se alguma coisa não tem lugar específico, se você não consegue arrumar um lugar para guardá-la, então talvez você precise desapegar dela.
  • Primeira coisa para organizar sua casa é sair pela casa catando todos os papéis que estão fora do lugar. Depois pare para separar por áreas, arquivar ou jogar fora.
  • Todos os dias destralhe. Como assim? Pegue um saco de lixo e todos os dias passe nos cômodos recolhendo lixo (pacotes de biscoito, papéis, etc), sempre vai ter. E além disso, todos os dias detralhe de alguma coisa que você não usa mais. Independente do preço, se você não usa há mais de 1 ano ou 6 meses (dependendo do que for), essa coisa não tem mais utilidade para você.
  • Sempre que for para outro cômodo, leve com você algo que não pertença a esse cômodo e já coloque no lugar correto. Assim você consegue manter sua casa sempre arrumada.
  • Uma boa maneira de não ficar com papéis espalhados é o de colocar para receber as contas online, salvar os comprovantes em pastas no computador. O que não conseguir receber ou pagar online, digitalize e organize em pastas no computador.
  • Ter listinha para tudo, é muito importante. Te ajuda na organização de casa e na sua produtividade. Lista de tarefas diárias é algo que sempre tive e sempre me ajudou muito no trabalho. Todo final do dia liste tudo que você precisa fazer no outro dia. E defina as 3 coisas mais importantes do dia. Ao concluir essas três, defina mais três e assim vai fazendo até concluir tudo do seu dia.
  • Tenha um bloco de notas que você anote tudo que precisar naquele dia, como telefones, protocolos, idéias, etc. No final desse dia leia tudo que está ali e defina o que irá fazer com essas informações. Se irá arquivar, colocar na agenda, ou apenas deletar.
  • Tenha a sua agenda, sua lista de tarefas e seu bloco de notas sempre com você, para aonde você for. Eu sou do time que gosta de cadernos e prefere papel. Mas se você não suporta, tem alguns apps que ajudam bastante na sua organização diária. Mas isso é motivo para outro post. 🙂
  • Não concentre a faxina da casa toda em um dia só. Divida a casa em 5 áreas (que são as 5 semanas do mês). Separadas as semanas, em cada dia da semana, estabeleça atividades que possam ser feitas que não tomem muito seu tempo. Assim sua casa estará sempre razoavelmente limpa.

Exemplo: Defini que na semana 1 a faxina será na sala e na entrada da minha casa. Nessa primeira semana, na segunda-feira, defini que vou lavar a entrada e limpar o ventilador de teto da sala. Na terça, defini que vou tirar o pó dos móveis, limpar minha mesa de trabalho e o teto. E por aí vai. Entendeu?

Para isso é importante que no início do mês, faça uma tabelinha definindo como será a limpeza da casa durante o mês. Você vai gastar 15 minutinhos nessa tabela, mas depois vai economizar muito tempo.

  • Tenha duas caixas de pastas suspensas. A primeira com 12 pastas e a segunda com 31 pastas. Nessa com 12 pastas, você vai colocar tudo referente aos meses do ano. Seja contas a serem pagas, contratos a serem entregues, algum papel que deve ser entregue na escola, etc. Na de 31 pastas, você vai usar como dias do mês.

Então vamos supor que comece o mês de Janeiro, eu vou na pasta de Janeiro e pego todas as contas, bilhetes, listas de supermercados, notas e colocarei nas pastas referente aos dias que usarei essas coisas.

É muito prático, funcional e evita que fique com mais papéis jogados pela casa.

  • Toda segunda-feira defina o menu da semana e já faça lista de compras com os itens necessários para esse menu. Isso evita várias idas ao mercado e aquele tempo gasto procurando coisas para fazer para o almoço/jantar. Dependendo, pode até fazer coisas para congelar, como arroz e feijão. E aí você vai variando o acompanhamento.
  • Toda segunda-feira também é importante colocar na agenda tudo o que precisa fazer na semana. Coisas que tenham data pré-definida e não que você gostaria de fazer. E cada coisa precisa ter uma cor, para que você olhe na sua agenda e já tenha noção de como será sua semana.

Por exemplo: Em azul: Tudo o que for compromisso

Em cinza ou preto: atividades de rotina

Em vermelho: lembretes, prazos, aniversários

Em verde: atividades pontuais, que não tenham hora específica, mas dia específico

  • Uma coisa que ajuda muito na produtividade é que você estabeleça 15 minutos de descanso para cada 1h e meia de trabalho. E que você faça ciclos de 25 minutos de trabalho. Isso ajuda muito na concentração e foco.

Bom, por enquanto são essas as dicas. Espero que vocês gostem. Comenta aqui o que acharam, o que gostariam de ver por aqui. E assim que eu puder, deixo mais dicas de organização.

Beijos,

Fê!

E se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s