Desidratação Infantil

O calor está chegando com força total e é muito comum no verão, casos de bebês/crianças desidratados.

Por mais que nós, pais estejamos atentos, com as temperaturas elevadas as crianças podem perder líquido muito rápido e logo estarem se sentindo mal.

desidratacao
Crianças geralmente entram em quadro de desidratação mais rápido pela facilidade de perder líquido, seja ela por vômito, diarreia, febre ou até mesmo pelo suor excessivo.

A desidratação ocorre quando o bebê/criança não consegue repor o líquido perdido. Em outras palavras, há um déficit de líquidos e eletrólitos (principalmente sódio e potássio).

Crianças pequenas desidratam em pouco tempo, e a desidratação pode ser fatal se não tratada a tempo. Se você achar que seu filho está desidratado, leve-o ao médico ou a uma emergência hospitalar no mesmo dia se:

– A criança está há mais de seis horas sem fazer xixi.

– A urina da criança está amarelo escuro, com cheiro forte.

– A criança está muito letárgica (sonolenta demais), não brinca nem sorri como de costume.

-A  boca dela está seca demais, com lábios rachados.

– Não saem lágrimas quando ela chora.

– Os olhos parecem fundos.

E o que fazer para evitar a desidratação?

Ofereça muito líquido, lembrando que bebê menores de seis meses não necessitam de água (somente os que estiverem no uso de fórmula. Bebês que apenas bebem leite materno não necessitam de água, mas necessitam da oferta do leite por mais vezes que o normal).
Se o motivo da desidratação é dor de garganta ou de ouvido, pergunte ao médico se pode usar um analgésico para aliviar o desconforto, a fim de que a criança aceite algum líquido. Nos dias de calor, capriche ainda mais nos líquidos.

Caso seu filho esteja ficando desidratado porque está vomitando ou com diarreia, você pode tentar dar a ele uma solução especial para reidratação, vendida nas farmácias, ou o soro caseiro.

Receita do Soro Caseiro:
200 ml de água filtrada
1 medida de sal (uma colher)
2 medidas de açúcar

Os médicos não recomendam dar à criança bebidas esportivas (isotônicos), porque elas têm mais açúcar e potássio (e menos cloreto de sódio) que as soluções reidratantes ou o soro caseiro. Em caso de diarreia, evite também os sucos de fruta, que podem agravar o problema.

Beijos,

Fê!

E se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s