Os Grandes Erros do Desfralde

Uma dos maiores anseios dos pais após os filhos completarem um ano de idade, sem sombra de dúvidas é saber a hora certa de fazer o desfralde.

Recebo muitas perguntas sobre o assunto e leio muitos questionamentos na rede sobre isso. O fato é, que sem sombra de dúvidas, cometer alguns erros nesse processo pode atrapalhar o desenvolvimento da criança para o resto da vida!
ograndeserrosdodesfralde
Muito tem se falado sobre o cuidado ao desfraldar muito cedo, sobre os problemas do desfralde tardio, então hoje falo sobre os erros mais comuns cometidos por nós, pais, na hora de realizar o processo em casa!

– Antecipar o processo de desfralde:

Seu filho mal fez um ano e você já vai tirar as fraldas? Pense bem antes de fazer isso!
Somente após um ano e meio, o bebê tem a capacidade de controlar o esfincter anal. Do nascimento até mais ou menos essa idade a criança tem apenas capacidade de retenção, ou seja, de segurar as fezes e a urina e somente depois aprende a controlar a liberação deles.
Uma dica bem bacana que vi no Instagram da PsiMama é que se eu filho já souber pular com os dois pés, já consegue também controlar o esfincter urinário, ou seja, já está começando a se preparar para o desfralde!

 – Brigar Com a Criança:

Sim, nós sabemos que pocinhas de xixi pela casa não é legal, que seu sofá possivelmente será perfumado com esse cheirinho, mas brigar JAMAIS é a solução correta no desfralde. Um dos mantras desse processo é paciência, paciência e mais paciência! Não demonstre frustração ou insatisfação quando um desses acidentes acontecerem. O melhor a fazer é respirar fundo, explicar com todo amor do mundo onde a criança deve urinar ou evacuar e limpar a bagunça. Nessa hora vale pedir a ajuda do filho!

 – Não É Necessário Uma Festa:

A criança finalmente aprendeu como deve ser? Sim, nós mães faltamos soltar fogos! É comum explodirmos de felicidade, parece que retiram uma carga de 500 toneladas de nossas costas! Mas não é recomendado festa, aplausos e recompensas! A criança precisa aprender e principalmente entender, que desfraldar é um processo natural da vida e não que, se ela fizer daquela forma ganhará um presente! Por isso, vale sim dancinhas, aplausos e beijos, mas com moderação!

 – Ai, que preguiça:

Você tentou uma semana e não teve sucesso? A maneira mais eficaz de resolver isso é continuar tentando. Uma vez iniciado, é melhor não interromper o processo. Por isso, tantos debates e matérias sobre o assunto. Causar essa confusão na mente da criança, pode ser um dano sério, muita das vezes com problemas para o resto da vida. Se seu filho já dá sinais claros de que é hora de dar adeus às fraldas, arregace as mangas e vá a luta!

Beijos,

Fê!

E se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Anúncios

2 comentários sobre “Os Grandes Erros do Desfralde

  1. Kevilyn disse:

    Minha psicóloga me pediu para segurar ate os 2 anos para que a maturidade da criança de entender oq ue esta acontecendo estivesse melhor. Além de uma dica, quando tirar a fralda nunca mais colocar, pois esse processo deixa a criança em dúvida se esta ou nao esta de fralda, e assim ela nao sabe se pode ou não pode fazer xixi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s