Evento grátis para a família no Rio de Janeiro

“Amigos na Praça” lota Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, com crianças e famílias, provando que praça boa é praça ocupada.

 Projeto promove troca de livros, contação de histórias e oficinas voltadas para as crianças e suas famílias durante as manhãs de sábado de outubro, com entrada franca.

image001

A Praça do Pomar fica na Barra da Tijuca e eu já fui com o João. É a coisa mais deliciosa!

Agora ela está bombando de crianças, com suas famílias, que desde o dia 8/10 vem participando do Amigos na Praça, que vai ocupar a praça até 29/10, com troca de livros– infantis e adulto – contação de história, oficinas de horta caseira, pipa, desenho, além de espetáculos com palhaços e música.  Tudo com entrada franca e no horário das 9h às 14h.

O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

A ocupação da praça está sendo bem acolhida pelos moradores da região.  Gente como Leonardo Muniz, 58 anos, que levou a neta Flora de 2 anos, no último sábado, dia 15 e é totalmente favorável à continuação do projeto. “O evento deu uma vida nova para a praça, trouxe cor e movimento. Eu, minha neta, minha filha e a esposa passamos uma manhã divertida. Já estou pensando como será a praça depois de outubro”, afirma pensativo o administrador de empresas

E o boca-boca positivo está trazendo gente fora da região, como a advogada Eunice Figueira, moradora de Água Santa, na Zona Norte, que levou a filha Mariana, de seis anos, e um amiguinho para participar da segunda edição do evento. “Venho de longe, mas valeu muito a pena. Essas brincadeiras de crianças ela só tem oportunidade num espaço aberto como a praça. É uma pena não termos isso na Zona Norte.”, afirma o advogada.

Para a produtora e criadora do projeto, Christina Martins, a união faz a força. “A ocupação das praças é importante e tem que ser feita pelos moradores da região. Nós demos o primeiro passo com o Amigos na Praça, mas se a vizinhança se organizar e buscar ajuda com os comerciantes locais, vai ficar mais fácil continuar”, explica a jornalista que começou o projeto há 12 anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico.

Programação:

Obs: Se chover, o evento será agendado em uma nova data

Dia 22/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Papa Vento (Teatro de Fantoches)

12h30 – Circo Macaco Prego

 

Dia 29/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Cattia  Capistrano (Oficina Estamparia Artesanal)

12h30 – Dudu, o Palhaço Cientista

O início de tudo

Amigos na Praça foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes ela promoveu troca de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização, as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do site Amigas da Pracinha, eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares.  Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

“A proposta do Amigos na Praça é levar o cidadão para cuidar e usufruir da praça, com segurança e atividades culturais, como se fazia antigamente” – afirma Christina.

SERVIÇO

Amigos na Praça

Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) – Barra da Tijuca

Dias 22 e 29 de outubro – 9h às 14h

Troca de livros, oficina de sucata, de horta caseira, recreação infantil

Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado

Faixa etária – 0 a 10 anos

Entrada Franca

Beijos,

Fê!

E se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s