Conheça o passo a passo para planejar a gravidez

Cada vez mais os casais têm planejado com calma a chegada do bebê e nesse post damos um passo a passo desse planejamento

planejando-a-gravidez

A fase de planejamento da gravidez pode ser tão prazerosa quanto a gestação em si. Esse deve ser um momento de descobertas tanto da futura gestante quanto do parceiro, compreendendo, antecipadamente, todas as etapas da gravidez. Antes mesmo de procurar um médico obstetra, o casal pode buscar as primeiras informações por materiais instrutivos como e-book, blogs de clínicas especializadas, livros e outros.

Avaliação pré-concepcional

Após obter as primeiras informações sobre o planejamento da gravidez é comum surgirem diversas dúvidas e neste momento é indicado procurar uma clínica de obstetrícia e um médico especializado que irá acompanhar toda a gestação.

Além das dúvidas, comuns nesta fase, a futura gestante poderá aproveitar a visita ao médico para uma primeira rodada de exames, chamada de avaliação pré-concepcional, consiste em identificar pressão, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e outras condições da saúde do casal que podem influenciar a gestação.

É comum que, dado o interesse em engravidar, o obstetra indique o início da ingestão de ácido fólico e vitaminas, que ajudarão a preparar o organismo da mulher para a gestação.

Hábitos saudáveis e vacinas

Doctor vaccinating small redhead girl.

Ao iniciar as tentativas de engravidar é importante que a mulher verifique se todas as vacinas estão em dia, garantindo que não haverá nenhum problema durante a gestação, principalmente de doenças que possam afetar o desenvolvimento do feto.

Manter hábitos saudáveis também é importante neste momento, o que inclui desde a realização de atividades físicas leves até outros, como:

  • Manter uma dieta balanceada;
  • Parar de fumar ou evitar exposição à fumaça do cigarro;
  • Não ingerir ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Manter boas noites de sono etc.

Com esses cuidados as chances de engravidar aumentam, assim como as chances de uma gestação saudável e sem complicações.

Avaliação de histórico familiar e idade limite para engravidar

O histórico familiar e a idade da mulher são aspectos importantes e que devem ser conversados com o obstetra antes de engravidar. Por exemplo, mulheres com histórico de familiares que apresentaram problemas na gestação, como diabetes gestacional, devem informar o médico sobre essas ocorrências.

Não existe uma idade limite para engravidar, entretanto, a partir dos 35 anos os óvulos liberados podem ter uma qualidade menor, gerando uma dificuldade em engravidar após essa idade em algumas mulheres, sendo importante conversar com o médico sobre esse assunto.

Mudanças no corpo

mudanc%cc%a7a-no-corpo-na-gravidez

As mudanças hormonais e físicas causadas pela gravidez é uma realidade e devem ser avaliadas pela mulher desde o planejamento da gestação. O obstetra poderá dar alguns indícios sobre o que esperar, e-books profissionais também abordam essas mudanças, mas o importante é que haja um preparo psicológico do casal.

Limitações durante a gestação

Com tempo para planejar a gravidez a mulher também pode se informar antecipadamente sobre as limitações desse período, como alimentação, até quando é possível dirigir ou viajar, até quanto poderá continuar trabalhando, entre outras informações que a ajudarão a se planejar melhor para a chegada do bebê.

Quer planejar a gravidez passo a passo? Baixe o e-book “Planejando a Futura Gravidez”, tire suas dúvidas e procure um médico de confiança.

Agora é só aguardar a chegada do positivo.😉

Esse post foi desenvolvido especialmente para o nosso blog pela Clínica Bedmed.

Beijos,

Fê!

E se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Para falar comigo, meu e-mail é maenaodorme@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s