Outubro Rosa

Começa hoje o Outubro Rosa, a campanha de conscientização da prevenção do câncer de mama

Se tem uma doença que eu abomino, tenho raiva mesmo, é o câncer. Já perdi pessoas muito queridas por causa dele, tenho muito medo de perder mais.

Conheço pessoas também que conseguiram vencer essa doença, mas a batalha é muito dura, todos que passaram por ela se mostraram muito fortes e eu os admiro demais.

Eu acho a campanha Outubro Rosa demais e sempre que posso apóio de alguma maneira. A campanha tem como objetivo chamar atenção para a prevenção do câncer de mama, o câncer que mais mata as mulheres no país.

breastfeeding

O câncer de mama tem atingido muito as regiões mais pobres do país. Os estados com mais doentes são Maranhão, Piauí e Paraíba. A variação anual da taxa de mortalidade por câncer de mama é até 11 vezes maior nas áreas pobres do país do que nas regiões ricas.

A dificuldade de acesso a métodos de detecção e de tratamento em áreas do Norte e Nordeste do país é a principal razão dessa diferença.

Foram muitas mulheres que morreram com câncer de mama na Paraíba, o registro mostra que em 2013 foram 212 óbitos, 2014 com 241 óbitos e em 2015 já são 143 mortes até agora.

Embora o Sul e Sudeste tenham  a maior taxa de mortalidade do país, a velocidade de crescimento das mortes pela doença é maior nas áreas mais pobres.

Com o tema “Para todas as Marias”, a campanha Outubro Rosa 2015 quer chamar atenção das mulheres para as leis que já garantem exames para a prevenção e o prazo para o início do tratamento contra a doença. Além disso, a campanha quer lembrar que desde abril de 2010, a Lei 11.664 já assegura a realização da mamografia a todas as mulheres brasileiras a partir dos 40 anos.

outubro rosa 2015

A intenção é que as mulheres consigam o acesso aos exames e aos tratamentos oferecidos.

Em Outubro, tem toda uma programação especial em prol da campanha. Pontos turísticos são iluminados de rosa, caminhadas e corridas acontecem. As atividades ainda contam com a realização de mamografias de graça, palestras e distribuição de material educativo.

cristo redentor outubro rosa

Tudo para alertar as pessoas sobre a necessidade de diagnosticar o câncer de mama previamente. O objetivo da detecção precoce é reduzir a mortalidade por conta da doença, por meio do exame clínico anual das mamas a partir dos 40 anos e da mamografia, no máximo, a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.

Porém, é importante lembrar a importância do autoexame das mamas. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. Ele deve ser realizado à partir de 21 anos de idade, todo mês, sete dias depois do início da mestruação.

Passo a passo do autoexame

Passo a passo do autoexame

Câncer de mama é muito sério, então se você tem amor a si mesma ou às pessoas que ama, procure a programação do Outubro Rosa 2015 da sua cidade e espalhe por aí. A gente precisa vencer essa doença, antes que ela vença a gente.

outubro rosa 2015

Se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Beijos,

Fê!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s