O que é quarto montessoriano e algumas inspirações

Os quartos, em geral, são feito para os adultos, para suprir as nossas necessidades, tornando nosso dia a dia mais prático, porém o quarto é da criança e o quarto deveria ser feito para ela. Com isso, ela perde oportunidades de se desenvolver.

decoracao-montessori-mae-nao-dorme

O método Montessoriano, também chamado de Montessori, foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e propõe um aprendizado natural e independente. Nesse método o quarto é feito para as crianças, atendendo ao seu tamanho, necessidades, etc., de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas. Em um ambiente rico e estimulante, a criança é capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, se desenvolvendo de forma espontânea, criativa e saudável.

Essa decoração deve ser minimalista e funcional, coloque apenas o essencial, isso ajudará no desenvolvimento e no poder de concentração.

Os móveis são mais baixos, no tamanho proporcional ao das crianças, os brinquedos ficam no campo de visão delas, para que tenham livre acesso e desenvolvam a autonomia.

Sem berços, eles limitam os movimentos. O colchão fica no chão (às vezes é utilizada uma caminha baixa) para que eles consigam deitar e levantar quando quiserem. Como eles costumam se mexer muito, você pode colocar almofadas em volta, utilizar o kit berço, outro colchão ou até mesmo um tapete mais fofinho. Dessa maneira, mesmo que ele role, estará sempre protegido.

São usados tapetes coloridos, divertidos e macios. Para Maria Montessori, o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo.

Um cantinho da leitura também é importante para desenvolver o gosto pela leitura. Então deixe os livros ao alcance para que eles folheiem, vejam as figuras e até rasguem as páginas. Tudo isso faz parte do desenvolvimento. Uma mesinha com cadeirinha ou futon também são boas idéias.

Coloque espelhos na altura deles. Crianças adoram espelhos, adoram se ver. E dessa maneira entendem que elas e a mãe são duas pessoas diferentes. Quando elas ainda não engatinham, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outra parede. Mas pensando na segurança, utilize acrílico espelhado, os de vidro são bem perigosos.

Os brinquedos ficam acessíveis para que brinquem livremente.

O objetivo do método montessori é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso ficar de olho neles.Toda a decoração deve ser pensada para que tudo fique seguro. Eu por exemplo, já providenciei travas para gavetas, para porta de armário, prendedor de porta, protetor de tomada, etc. Se coloque no lugar da criança e veja os riscos que ela corre no ambiente que está preparando para ela.

Desde que fiquei grávida que pesquiso sobre esse estilo e sempre tive vontade, mas achei que não funcionaria com nosso estilo de vida. De fato, com um bebêzinho eu não acho que daria certo aqui em casa. Mas o João, que agora está com 1 ano e 3 meses, anda crescendo muito rápido, se desenvolvendo muito rápido e eu acho que esse é o momento ideal de inserirmos isso na vida dele.

Por conta do espaço na minha casa, não conseguirei fazer o quarto tooooodo com decoração montessori, mas estou pesquisando bastante idéia e vou usar muita coisa no quarto dele. E separei algumas idéias para a gente se inspirar:


decoracao-montessoriana-mae-nao-dorme-1

decoracao-montessoriana-mae-nao-dorme

metodo-montessori-mae-nao-dorme-1

metodo-montessori-mae-nao-dorme

metodo-montessoriano-mae-nao-dorme-1

metodo-montessoriano-mae-nao-dorme

montessori-mae-nao-dorme-1

montessori-mae-nao-dorme

montessoriano-mae-nao-dorme-1

montessoriano-mae-nao-dorme-2

montessoriano-mae-nao-dorme

quarto-montessori-mae-nao-dorme-1

quarto-montessori-mae-nao-dorme-2

quarto-montessori-mae-nao-dorme

quarto-montessoriano-mae-nao-dorme-1

quarto-montessoriano-mae-nao-dorme-2

quarto-montessoriano-mae-nao-dorme

Eu estou adaptando o método à minha casa, à minha família, com muito carinho. Estou mostrando aos poucos no instagram (já segue o @blogmaenaodorme) – até porque eu estou redecorando aos poucos o quarto dele – e depois vou fazer um post mais completo com o tour pelo quarto do João e mostrando todos os detalhes.

E você o que acha desse estilo de decoração? Me conta!

Se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Beijos,

Nanda

Anúncios

9 comentários sobre “O que é quarto montessoriano e algumas inspirações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s