Entenda as partes fisiológicas do sexo

Vejo muitas mulheres comentando que a libido aumentou ou diminuiu durante e depois da gravidez. Hoje nesse post vamos tirar todas as dúvidas sobre esse assunto.

Você sabia, por exemplo, que a relação sexual está dividida em quatro fases e que várias reações fisiológicas acontecem durante o ato? São informações que muitas vezes passam despercebidas pelas mulheres, mas que são importantes para que a relação com seu companheiro seja cada vez mais prazerosa para ambos. Conhecer o seu próprio corpo e saber como ele funciona é fundamental para a busca do bom sexo.

O primeiro passo é conhecer seu aparelho sexual. Os principais órgãos das mulheres são o clitóris e a vagina. No entanto, em todo o corpo é possível encontrar partes responsivas ao desejo sexual, como os seios, a própria pele, o ânus, entre outros. Em ambos os sexos, há duas importantes reações fisiológicas quando se inicia o estímulo sexual: a vasocongestão e miotomia. “O primeiro é o enchimento de sangue dentro dos órgãos. O segundo é a contração regular ou em espasmos involuntários que se observa em alguns tecidos musculares. Na mulher, o acúmulo de sangue no clitóris, nos pequenos e grandes lábios e no terço inferior da vagina formam o que é chamado de plataforma orgásmica”, explica a Dra. Ana Lucia Beltrame, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana.

Mas até chegar ao sexo propriamente dito, a relação passa por quatro fases: a do desejo, que é o querer o outro, ter vontade de ter o contato; a da excitação, que inclui sensações de prazer, com a preparação do corpo para o ato, quando a mulher lubrifica a vagina; o orgasmo, ponto máximo da relação sexual, quando é liberada toda a tensão represada nas duas fases anteriores, trazendo o sentimento de prazer; e a resolução, a fase de bem-estar e relaxamento trazida pelo ato. “Em cada fase, o corpo produz substâncias químicas que causam mudanças físicas e abrem caminho para a experiência do prazer. Há também liberação de hormônios sexuais – estrógeno no caso das mulheres e testosterona nos homens. Nelas, o clitóris e os lábios vaginais incham e a musculatura da entrada do canal se abre”, diz a Dra. Ana Lucia Beltrame.

Mas nem tudo é só prazer. Alguns problemas, sejam físicos ou psicológicos, podem atrapalhar a relação sexual. As mulheres sofrem com algumas disfunções sexuais, as mais comuns são as inibições do desejo sexual, a anorgasmia, o vaginismo e a dispareunia. Problemas no casamento, como brigas e desentendimentos quanto ao que cada um espera do relacionamento, falta de intimidade, dificuldade de comunicação entre o casal ou tabus relacionados à própria sexualidade, traumas como estupros, além das doenças hormonais são os maiores problemas enfrentados pelas mulheres quando o assunto é sexo. “Se você passa por algum desses problemas e tem uma relação sexual não prazerosa converse com o seu ginecologista, ele entenderá o seu problema e poderá ter uma resposta. Em alguns casos, um atendimento multidisciplinar poderá ser a solução”, aconselha a especialista.

No vídeo abaixo, a Dra Ana Lucia responde às principais dúvidas sobre o problema:

Sobre a Dra. Ana Lucia Beltrame:

dra-ana-lucia-beltrame-mae-nao-dorme

A Dra. Ana Lucia Beltrame é médica formada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, mestre em ciências e especialista em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP.

A profissional participa continuamente de congressos e simpósios nacionais e internacionais, é membro efetivo da Sociedade Americana e Europeia de Medicina Reprodutiva e junto com quatro parceiros, fez parte da equipe responsável pela criação do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês.

Atualmente trabalha em seu próprio consultório, é atuante nas áreas de reprodução humana, laparoscopia e endoscopia ginecológica e discorre sobre diversos assuntos na área, como transplante de útero, congelamento de óvulos, check up feminino etc.

Confira mais informações nos canais de comunicação da Dra. Ana:

Site: www.anabeltrame.com.br

Blog: www.mommy2be.com.br

Facebook: pageanabeltrame

Beijos,

Nanda

Se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”.

Não esqueça também de curtir a gente no Facebook:http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s