Como organizar uma Festa Junina

O São João está chegando e não tem coisa melhor do que comemorar com um arraial. Comidinhas típicas que todo mundo adora, fantasia de caipira,  fogueira, forró, bandeirinhas, quadrilha, é tudo tão alegre em época de Festa Junina que chega a ser o período tão legal de celebrar quanto o Carnaval.

Por isso, juntei algumas ideias de como organizar uma festa de arromba com tudo que você tem direito. Fique por dentro das dicas e bom “arraiá”!

Decoração

A decoração de uma festa junina é bem livre, pois o kitch aqui funciona bem – quanto mais cor e estampa melhor. Bandeirinhas coloridas ou com um mix de prints criam uma atmosfera alegre.  Aposte também numa toalha xadrez para pôr nas mesas.

festa-junina-mae-nao-dorme

Quitutes típicos

Amendoim cozido, pamonha, bolo de fubá, milho verde na espiga, sem falar da pipoca, comida de festa junina é uma delícia. Veja aqui uma receita que não pode faltar na sua festa!

Canjica de milho verde

INGREDIENTES

  • 500 gramas de milho verde
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 litro de água
  • 1 xícara de açúcar
  • 200 gramas de amendoim triturado

MODO DE PREPARO

Limpe o milho verde e depois ferva na panela de pressão com dois litros de água até ficar cozido. Depois, acrescente o leite, o leite condensado e o açúcar. Deixe apurar por vinte minutos e, no final, acrescente o amendoim. Separe em tigelinhas, salpique canela em pó e sirva em uma bandeja.

canjica-milho-verde-mae-nao-dorme

Bebidas

A receita mais gostosa de toda festa junina é o quentão. Perfeito para esse período mais frio do ano, ele é fácil de preparar e agrada todo mundo. Mas, claro, não deixe de comprar o refrigerante e a clássica cervejinha.  Confira como fazer essa delícia com cachaça e vinho. Mas lembre-se: cuidado ao preparar, é uma bebida que mancha roupa. Caso acontecer, veja como tirar mancha de roupa branca.

Quentão de Vinho

INGREDIENTES

  • 1 litro de vinho tinto suave
  • 1 1/2 copo de açúcar
  • 1/2 copo de cachaça (opcional)
  • 1 copo de água (200ml)
  • 2 canela em pau
  • 12 cravo-da-índia
  • 8 rodelas de gengibre

MODO DE PREPARO
Em uma panela misture todos os ingredientes e deixe ferver por uns 10 minutos. Espere esfriar um pouco e sirva. Deve ser consumido quente.

Fantasia de caipira

Você não precisa sair por aí procurando uma fantasia, com certeza terá em seu armário uma peça perfeita para ocasião. Misture uma camisa xadrez com jeans e chapéu de palha. Se quiser dar mais ênfase a fantasia, costure retalhos de tecido na calça. Um vestido floral também entra na festa, assim como a bandana amarrada no pescoço e as botas cowboy.  A maquiagem também é uma parte importante do look. Não esqueça das pintinhas na bochecha com lápis preto e da pintura no dente.

cavanhaque-menino-caipira-mae-nao-dorme

caipira-feita-em-casa-mae-nao-dorme

Música

O forró é o ritmo perfeito para a Festa Junina, por isso, mesmo que esteja por fora do estilo que ouve, tente dar um download de músicas do genro para tocar na festa. Além das letras serem engraçadas e ambíguas, o forro é perfeito para pôr tudo mundo para dançar.  E vamos combinar, há algo mais divertido que dançar quadrilha?

Beijos,

Nanda

Se você curtiu esse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”.

Não esqueça também de curtir a gente no Facebook:http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Anúncios

Um comentário sobre “Como organizar uma Festa Junina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s