Usa ou não usa?

Ouvi muito as pessoas e acabei me ferrando quanto ao tamanho de roupinhas e de fraldas

mae-nao-dorme-enxoval

É incrível que quando você está grávida todo mundo tem uma dica infalível, um conselho pra dar. Qual a mãe que nunca ouviu um “não compra isso que isso não se usa”?

Me falaram a gravidez inteira que fralda P quase não se usa. Não pedi fralda P no meu chá de bebê, só M e G. O João está com 4 meses e ainda usando fralda P que nós estamos comprando. Na verdade, ele até pode já usar a da Turma da Mônica M (já está usando lá na minha mãe), mas agora estamos acabando o pacote da P da Parent’s Choice que havíamos comprado.

Inclusive, não existe um padrão entre as marcas. Eu achava que a fralda P da Pampers era do mesmo tamanho que a da Turma da Mônica e todas as outras, mas não. Cada marca é de um tamanho, na embalagem mesmo eles informam de quantos à quantos quilos dá pra usar a fralda. Claro que tendo bom senso. Não vai fazer que nem a minha amiga que a filha dela é gigante, tem 1 ano e ela ainda tá usando a M, supeeeer apertada na menina, só porque no pacote informa que ainda tá na faixa de peso dela. É uma faixa de peso sugerida, nenhum bebê é igual ao outro, então se você vê que tá pequeno no seu filho, parte pra outro tamanho ou outra marca que seja maiorzinha.

mae-nao-dorme-fraldas

O mesmo vale para roupinhas. Não existe um padrão, nem aproximado, entre as lojas. Para vocês terem uma idéia, o João com 4 meses ainda usa roupas RN (que só agora foram caber nele) de umas lojas, P de outra, M de outra, 3 meses de outra, 6 meses de outra, e assim vai. Não consigo entender porque não padronizam que nem de roupa de adulto, que apesar de existirem umas roupas com formas maiores do que outras, o tamanho é mais ou menos o mesmo.

Eu só fui perceber isso depois que ele nasceu. Porque antes dele nascer, arrumei o quarto e coloquei numa gaveta roupas P e 0-3 meses, na outra M e 6-9 meses e na outra G e 9-12 meses. Aí agora tô tendo que organizar sempre olhando o que dá e o que não dá mais.

Ah, por falar em não dar mais, muita gente me falou que perde muito rápido roupa. Até agora o João quase não perdeu roupa. Pelo contrário, ele começou a caber nelas há pouco tempo.

joão-189

Mas por quê? Porque tooooodo mundo falava o tempo todo para não comprar roupas RN, que nem usa roupa RN, que é besteira.

Resultado? Quando o João nasceu, com 48,5cm e 3,370kg, nenhuma roupa cabia nele, todas gigantes. As poucas roupas que cabiam nele, ficavam folgadas e eu tinha que lavar roupa todo santo dia, senão ele não tinha o que vestir. (achava até que era um caso isolado meu, mas conversando com outras mamães, elas falaram passar pela mesma coisa).

Tivemos que comprar roupinhas às pressas no tamanho RN para que ele pudesse usar, já que bebê pequeno suja muita roupa porque golfa, faz xixi ou cocô na roupa quando vai trocar a fralda e assim vai. Essas roupinhas que compramos no tamanho RN ele usou até um pouco mais de 2 meses.

Todas as mamães amam a Carters e não é por menos. A Carters foi uma das marcas que o João usou logo que nasceu (a primeira roupa que ele usou foi da Carters, inclusive), ficava folgadinho o tamanho 0-3 months (0-3 meses), mas o João agora ainda usa esse tamanho, que fica certinho nele e já está usando também 6 months (6 meses). A qualidade é ótima e o tecido é super confortável.

João-134

Como é o primeiro filho, a gente fica perdida na hora de montar enxoval, não sabe do que precisa e acaba ouvindo muito as pessoas e não seguindo nosso instinto. Minha dica para quem tá montando o enxoval é que sim, ouça as dicas que são muito importantes, é claro, mas que a palavra final seja sua, siga seu instinto de mãe. E também porque você conhece seu dia a dia, dá pra ter uma idéia de algo que você vai usar ou não.

Cadeira de amamentação, por exemplo, todo mundo me dizia que não usa. Fui teimosa, bati o pé e coloquei na minha lista de enxoval. Minhas amigas me deram a cadeira de presente e eu uso MUITO. Amo amamentar na cadeira e o João idem, porque ele ama o balancinho.

E se você curtiu desse post, clica aqui em “Gosto” e em “Compartilhar”. Não esqueça também de curtir a gente no Facebook: http://facebook.com/maenaodorme e nem no Instagram: @blogmaenaodorme.

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Beijos,

Nanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s