A mamadeira e o dentista

Já na gravidez precisamos pensar na importância da higiene bucal de nosso bebê e em como a amamentação pode ajudá-los

gravidez-higiene-bucal-bebe

Eu estou na reta final da gravidez e não paro de pensar naquele sorriso banguela que vai me acordar todos os dias. Pena que o sorriso banguela não dura muito e logo começam a nascer vários dentinhos.

E é isso que me procupa. Como tratá-los? Como fazer para eles crescerem saudáveis?

Pensando nisso, a Cirurgiã-Dentista, Dra. Raisa Malafaia, veio aqui hoje pra contar um pouco da importância da higiene bucal desde bebê, da importância da amamentação e do uso de mamadeiras e chupetas.

gravidez-higiene-bucal-bebes

Eu já disse aqui uma vez da minha vontade de amamentar. Quero muito amamentar até quando não der mais, por mim e por ele. É uma das coisas que eu mais penso durante a gravidez.

Tanto que já fiz quase que todo o enxoval do João e nem me preocupei em comprar mamadeiras, vou deixar para comprar mamadeiras depois.

Então vamos ler as super dicas dessa super convidada de hoje:

Por Raisa Malafaia

gravidez-raisa-malafaia

Olá!

Sou Cirurgiã-Dentista, Formada pela UFRJ e com pós graduação na área de Odontopediatria e Ortodontia. Hoje vim falar um pouco sobre como o hábito de mamar é importante para o desenvolvimento do bebê e como a mamadeira, a chupeta e o hábito de chupar dedo podem custar caro para a saúde da criança e para o seu bolso.

Começarei falando da importância da amamentação. Inúmeros estudos comprovam que a amamentação natural é a melhor forma de colaborar para o desenvolvimento correto do seu bebê. A Amamentação faz com que o bebê faça esforço físico para conseguir o alimento, devido ao pequeno “furo” no bico do peito. Para que o leite saia dali, o bebê deve posicionar a língua e a boca vedando o bico do peito, sugando o leite. Dessa forma, o bebê aprende que a respiração deve ser realizada de boca fechada, pelo nariz e associa a amamentação com a sensação de plenitude, satisfação e bem estar, mantendo a criança calma.

A mamadeira:

Quando, por algum motivo, a mãe não pode amamentar, a mamadeira é introduzida. E ai mora o risco. Notem que, ao contrário do seio materno, ele não precisa soltar o bico do peito para respirar. Assim o bebê não aprende a respirar, a deglutir e fazer o movimento de sucção corretamente. Devemos também notar que o bebê não fica calmo, e devido a entrada de ar, gases são deglutidos, dando cólicas e noites acordadas para os pais.

Outro fator que merece destaque é que muitas mães aumentam o furo da mamadeira. Isso facilita ainda mais a saída do leite. O bebê nesses casos apenas deixam o líquido escoar pela garganta, com entrada de ar, e nenhum estímulo de crescimento facial. A criança fica mais agitada e mais horas sem dormir para os papais.
A posição do aleitamento, seja ela qual for, deve ser sempre a mais confortável para ambas as partes, lembrando que se usarmos a mamadeira ela deve ser dada no colo da mãe ou do pai, evitando que a criança fique deitada. A posição imitando a amamentação natural dificulta a sucção da mamadeira, deixando o bebe se exercitar mais para conseguir o alimento, o que é mais saudável.

Algumas dicas rápidas:

– A higiene da mamadeira deve ser feita sempre fervendo os bicos e o recipiente por 10 minutos em agua limpa e filtrada antes de ser oferecido á criança.

– A mamadeira deve ser livre de BPA, item que, segundo muitos estudos, é maléfico á saúde.

– o conteúdo da mamadeira ( leite, água, suco) nunca deve ser reaproveitado.

– o bico da mamadeira deve ser ortodôntico. Vem escrito na embalagem, como esse aqui embaixo.

gravidez-bico-mamadeira

– Sempre limpe a boca do bebê após a amamentação ou utilização de xaropes. Não utilize bochecho ou pastas de dente. Essa limpeza deve ser realizada envolvendo o dedo indicador com a gaze e água e esfregue delicadamente a gengiva do seu bebe.

A primeira visita ao dentista e ao ortodontista:

A primeira visita ao dentista deve ser ainda bebê, para orientação da higiene bucal e da forma correta de amamentar.

O tratamento ortodôntico ou ortopédico miofuncional, pode ser iniciado a partir dos 4 anos, quando já podemos notar má oclusões, principalmente as causadas por hábitos deletérios, nome dado ao ato de chupar dedo/mamadeira/chupeta.

Procure sempre um profissional com cursos nas áreas de Odontopediatria e/ou Ortodontia, que são especializados em atendimento infantil e tratamento de má oclusão, respectivamente.

Ainda tem dúvidas?

Mande um email para raisamalafaia@gmail.com que ajudo a tirá-las.”

 

A Dra Raisa já está com vários outros temas em mente e nós aqui aguardamos ansiosamente por mais dicas. 😉

Beijos,

Nanda 😉

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s