O parto é decisão sua

Durante a gravidez, uma das decisões mais importantes é a do parto

gravidez-parto
Apesar da gravidez do João ter pego a gente de surpresa, pois não estávamos planejando, eu sempre sonhei em ficar grávida. Talvez eu seja maluca, mas sempre fiquei me imaginando de barriga e escolhendo todos os passos que iria seguir, até a decoração do quarto.

gravidez-sonho

Óbvio que na teoria tudo é lindo, mas quando você realmente fica grávida, a maioria das suas escolhas não cabem na sua realidade ou até você mesma muda de opinião.

Dentro dessas escolhas, uma não mudou: Eu nunca tive o sonho de fazer parto normal, sempre pensei que cesária seria a melhor opção pra mim.

Acho o parto normal LINDO! Admiro quem o faz e respeito a decisão da pessoa. E gostaria que o respeito fosse mútuo quanto à minha decisão.

As pessoas me julgam muito quando eu digo que quero cesárea. Me chamam de covarde, que é burrice minha, dizem muitas coisas que acabam me ofendendo muito, porque me sinto a pior mãe do mundo. Já chorei muito sozinha por esse motivo.

Até o príncipe pai já me julgou, disse que eu tinha que fazer normal. Na primeira vez, eu até brinquei com ele. Disse que eu faria normal, mas que apertaria os “troços” dele toda vez que sentisse contração e que apertaria na mesma intensidade da contração. Da segunda vez, ele me chamou de covarde e eu fiquei extremamente triste, chorei com ele e chamei ele pra conversar. Expliquei que é uma decisão muito importante e que só cabe à mim decidir o que fazer, pois o corpo é meu. E que o papel dele era me apoiar, INDEPENDENTE de qual fosse essa decisão, porque eu já estarei nervosa o suficiente na hora. Preciso desse apoio dele para me sentir segura. Ele super entendeu o meu lado e hoje ele é um dos que mais me apoia.

gravidez-mao-dada-pai

Quando fui à Dra Izabel pela primeira vez, eu fiquei com vergonha de dizer que eu queria cesárea, com medo do julgamento dela. Ela disse pra eu parar de bobeira, porque não existe um melhor parto, existe sim um melhor parto para cada pessoa. Que não adianta nada eu ir nervosa e ir com medo fazer um parto normal, pois não vai ser legal nem pra mim e nem pro meu bebê.

Mas explicou que era importante eu pesquisar sobre todos os tipos de parto, que não era necessário eu decidir isso naquele momento, mas que era importante eu conhecer cada tipo para eu tomar a decisão correta para mim.

Acabou que eu tive um pequeno problema durante a gravidez e não posso mais fazer normal, nem que eu quisesse. É ridículo, mas até me senti aliviada por isso, porque agora não respondo que quero fazer cesárea, respondo que não posso fazer normal. Aí ninguém me julga.

gravidez-julgamento

A minha dica é que durante a gravidez, você vá se informando sobre cada tipo de parto e entenda que cada pessoa é diferente da outra. Conheço pessoas que se deram super bem no parto cesárea e na recuperação, outras que tiveram algum tipo de complicação. Mas também conheço quem teve um parto normal maravilhoso e quem teve problemas durante o normal.

Você tendo isso na cabeça, de que você é única e que não pode se comparar com outras pessoas, tenho certeza que irá fazer a melhor decisão.

Vejo pessoas brigando em grupos sobre qual é o melhor tipo de parto, sem respeitar o próximo e fico muito triste com isso. Eu respeito e apoio a sua decisão e espero esse respeito e apoio de volta.

Beijos,

Nanda 🙂

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Anúncios

6 comentários sobre “O parto é decisão sua

  1. Carolina Gomes disse:

    Nanda, adorei o que você escreveu.
    Você escolhe o que melhor para você! O que eu fico p. da vida é que vejo milhões de pessoas falando um monte de baboseiras para as grávidas e uma das que mais me magoa é em relação ao parto.
    Eu não sou mãe (ainda!) mas acho que gostaria de tentar o parto normal.
    Sabe o que uma amiga me falou? Ela era super a favor do parto normal, só que ela sofreu um acidente e fraturou a bacia, logo não poderia tentar o normal ( poderia, mas correria um grande risco de fraturar novamente a bacia), então ela fez cesárea e o comentário dela foi: Se você ama seu filho essa é umas das melhores maneiras de traze- lo ao mundo. Tudo monitorado!
    Mas ser mãe é isso mesmo neh, tomar grandes decisões querendo o melhor para o filho.
    E não tem mãe que escolhe de parir no mato? sem assistência, sem intervenção ( do mundo moderno) alguma, elas escolhem isso pois acreditam ser o melhor para o filho delas.
    Nanda, a escolha é sua, o parto será seu. Não fique triste com as opiniões dos outros, seja você mesma!

    Beijos e Boa hora!
    Carol

  2. Debora Mendonça disse:

    Engraçado… O meu sonho era ter normal e meu marido me chamava de louca por isso…
    Mas não pude, tive que fazer cesaria com 38 semanas, morri de medo, temia muito mais o corte da cesariana do que a dor do normal, mas foi maravilhoso! Não senti nada! Em 15 min Malu nasceu e me recuperei muito bem!

  3. Rafa (best) disse:

    Eu sempre me vejo fazendo uma cesarea eletiva. Leio muito sobre partos e me emocionei lendo um relato de parto normal humanizado, mas acho que não é pra mim. Cada mulher sabe o caminho a seguir, é tudo mt intuitivo!! To contigo pra tudo! Amo vcs!

    • nandapereirac disse:

      Rafa,

      Justamente! Eu acho parto normal lindo, já até o vídeo de um parto normal caseiro e achei a coisa mais linda do mundo, mas precisamos admitir quando certas coisas não são para gente e isso não é pra mim.

      Te amamos.

      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s