Escolhendo o Obstetra

Escolhendo o Obstetra que irá te acompanhar na gravidez

Eu queria começar dizendo que tô muito feliz porque logo no primeiro dia o blog recebeu 60 visitas. Parece pouco, mas pra mim é muito e quero muito mais, quero que cresça cada dia mais, nem que seja 1 visitinha a mais por dia.

Bom, hoje eu queria conversar com vocês sobre a escolha do médico obstetra que te acompanha durante a gravidez. Gostaria também de trocar opiniões, dicas, conselhos. Então, pode me mandar mensagem, comentário, e-mail, o que for. O propósito desse cantinho é compartilhar com vocês as minhas experiências (nem que sejam mínimas) e poder também contar com a ajuda de vocês nesse aprendizado diário.

gravidez-obstetra

Logo que recebi o resultado positivo, o primeiro conselho foi: marca logo um médico obstetra.

Eu não tinha uma médica certa, havia uma médica que eu tinha achado no livrinho do plano e tinha ido nela umas duas vezes, porque era próximo ao meu trabalho. Inclusive foi ela que mandou eu fazer o exame de sangue, pois desconfiava que eu estava grávida.

Mesmo sem ter confiança e nem indicação dela, eu marquei.

Ah, é muito importante que quando você for marcar, informe que é para iniciar o pré-natal, pois assim as secretárias dos médicos te encaixam no horário mais próximo que tem. Porque vou te contar, viu?! Tem médico que só tem horário pra daqui há uns 2/3 meses. Até lá, seu filho já até nasceu. Tá, é exagero, mas você entendeu.

gravidez-pre-natal

No dia marcado, fui com o príncipe pai.

Vamos lá, vou dar a minha opinião, ok?! É minha primeira gravidez, eu não sei nada do que vai acontecer daqui pra frente, eu tô assustada, tô insegura, fragilizada até. Preciso de alguém que me acolha, que tenha paciência comigo e que me oriente, dizendo os próximos passos e tudo mais.

Bom, entreguei o exame pra ela e ouvi um: “Bom, você tá grávida, você sabe, né?!”. O que, pra mim, soou mais com um esporro e não como um desejo de felicitações.

gravidez-esporro

Depois disso, me passou uma bateria de exames, um remédio pra tomar e disse pra eu voltar depois do exame. Mais nada.

Apesar dela não ter me dado abertura, eu fiz uma pergunta sobre semanas da gravidez, porque tinha ouvido falar que no primeiro mês, são mais de 4 semanas. Nossa, ela foi super grossa e fez uma cara de absurdo e disse que é só saber contar, que um mês só pode ter 4 semanas, ainda pegou o calendário pra me mostrar como se eu não soubesse contar.

Óbvio que fiquei super sem graça e não perguntei mais nada.

gravidez-casal-perdido

Saí de lá mais perdida do que eu entrei. O príncipe pai ficou irritadíssimo com a médica.

Nunca mais voltei e ela também não teve nem a preocupação de saber o motivo.

Contei isso para uma amiga que me indicou a médica dela e disse que eu precisava conhecê-la, caso não gostasse, que fosse em outro, até eu me identificar com algum.

A parte boa dessa experiência horrorosa é que já fui na segunda médica já com todos os exames feitos.

Chegando na segunda médica (fui com o Leandro de novo), Dra Izabel Bernardo, me surpreendi. Me surpreendi primeiro porque ela te recebe de braços abertos, literalmente, pra te dar um abraço bem forte. E, independente do dia, ela sempre me recebe assim.

Viu meus exames, perguntou sobre meu plano médico, disse então em qual maternidade seria o parto, perguntou que tipo de parto eu queria e me explicou um pouco sobre os dois (essa parte eu vou contar em outro post), disse o que eu posso comer e o que devo evitar, disse o quanto é indicado engordar, disse também os sintomas mais comuns e como evitá-los (os que dá pra evitar, claro).

Enfim, nos deu uma aula. Saímos de lá super satisfeitos, felizes e seguros.

Sem contar, que ela deu o número do celular dela e disse que o que precisássemos, poderíamos ligar, mandar mensagem, whatsapp, o que fosse. E realmente! Precisei duas vezes dela já e ela sempre esteve disponível e dizendo que não é incômodo nenhum. Até quando estava viajando de férias e eu levei um tombo (depois conto isso também), ela se mostrou preocupada.

gravidez-medica-disponivel

Uma coisa que depois aprendi foi fazer uma listinha de dúvidas e agora sempre levo nas consultas. Nossa, a Dra Izabel tem a maior paciência de explicar uma por uma, ela até parece gostar das listinhas rsrs.

Lembra que lá em cima eu disse que a outra médica não teve preocupação em saber o motivo do meu sumiço? Então, outro dia eu estava esperando no consultório da Dra Izabel para ser atendida e comecei a reparar que a secretária dela estava ligando para algumas gravidinhas que não iam lá há mais de um mês e perguntava se tava tudo bem, se tinha acontecido algo e se ainda tinha interesse em continuar o pré-natal com a Dra. Nossa, achei aquilo o máximo! E é assim que deve ser.

Achei que essa experiência ruim com a primeira médica tivesse sido um azar meu, um caso isolado, mas nem é. Uma amiga que descobriu agora pouco que está grávida estava super chateada com a médica dela e ainda pediu indicação da minha.

Ela disse que a médica não passou nenhum remédio, não pediu nenhum exame, apenas uma ultra e não explicou nada. Quando ela perguntou o que podia e o que devia evitar de comer a médica foi curta e grossa: “gravidez não é doença”. (nossa, poucas frases me irritam mais do que essa).

Ela fez a ultra, mas não deu pra ver o embrião. Ficou desesperada. Voltou na médica e a Dra ainda deu um esporro porque ela não avisou que o ciclo dela era diferente, se ela avisasse, saberia que não dava pra ver o embrião. Oi? Eu que tenho que avisar? Como eu vou saber que sendo o meu ciclo diferente, a contagem é diferente? Eu desconhecia totalmente isso.

Enfim, ela fez outra ultra ontem, viu seu amendoinzinho e ouviu o coração dele. E hoje vai na Dra Izabel. Já quero saber como foi a consulta e o que ela disse. rsrs

amendoim

Pra terminar, a minha dica é que se seu santo não bateu com o médico, algum mínimo detalhe te incomodou, procura outro. Vai procurando até achar o médico pra chamar de seu. Porque ele vai te acompanhar na fase mais importante da sua vida, então você precisa estar segura nesse momento, ok?

Um Beijo,

Nanda 😉

Para falar comigo, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s